Cronograma das Avaliações Parciais da II Unidade - 8º ano

 Srs. Pais e/ou Responsáveis,

 

Daremos início às nossas Avaliações Parciais da II Unidade no dia 12/08 e finalizaremos no dia 19/08.

Sei que nosso processo de aprendizagem é diário e que não acumulamos conteúdos para estudar, mas é preciso estar seguro e tranquilo para obter sucesso nas avaliações que virão. Por essa razão faz-se necessário que vocês releiam os conteúdos estudados durante a Unidade e respondam as atividades de revisão que seguirão antes de cada Avaliação.

Obs: As avaliações serão realizadas nos períodos das aulas online.

 

Estudo dos Filhos, Dever de Casa dos Pais

 

Estudar é uma atividade diária, que requer dedicação e muito empenho. É utilizar-se dos recursos mentais para compreender, adquirir novas experiências, aprender. É frequentar a escola e examinar cuidadosamente as matérias trabalhadas na sala de aula, tentando levar tais conhecimentos para a vida diária.

Porém, muitos estudantes não conseguem crescer nos estudos, não atingem os objetivos propostos seja pela escola, pela família ou por ele próprio, vendo-se presos a condições que não favorecem o aprendizado.

A falta de motivação e a procrastinação são grandes fatores que prejudicam os estudos. Mas por que isso acontece?

Muitas vezes a família não participa do processo educativo dos filhos, lançando todas as responsabilidades para a escola.

Pelo contrário do que os pais, ocupadíssimos, imaginam, a independência não aparece por se fazer as coisas sozinho, mas por se conquistar segurança para poder caminhar com as próprias pernas. E segurança só se conquista através da participação do outro, do elogio que se recebe, da credibilidade confiada.

Temos visto crianças sozinhas para estudar, para fazer suas tarefas, para montar trabalhos. Não que os pais devam fazer para os filhos, mas devem compartilhar esses momentos, mostrando interesse, opinando, fazendo suas considerações sobre as mesmas, valorizando aquilo que seus filhos fazem.

Alguns pais cobram das escolas as notas baixas dos filhos, mas não participam da vida escolar dos mesmos, acreditando que todas as responsabilidades devem advir da instituição educativa. Muitos chegam a manifestar que pagam as mensalidades e que querem ver o retorno do dinheiro aplicado.

Mas o maior investimento é a presença, a participação, a contribuição, se inteirando da rotina escolar dos filhos. Isso é dever de casa dos pais, obrigação dos pais. 

Além disso, existem outros comprometimentos da família que devem aparecer, a fim de despertar o mérito intelectual dos estudantes, como:

 

- Criar um ambiente favorável ao aprendizado – é comum a criança estudar enquanto a família assiste televisão, o que tira a concentração do estudante;

- Orientar os filhos na hora das tarefas, participar, mas sem dar as respostas, sem fazer as mesmas para eles;

- Brigas e discussões constantes também atrapalham a concentração do aluno, deixando-o ansioso e inseguro;

- Problemas de saúde e a ingestão de medicamentos podem causar sonolência e apatia;

- A falta de uma biblioteca dentro de casa, a fim de possibilitar o incentivo à leitura, bem como de se fazer pesquisas escolares, também prejudica;

- Lançar elogios pelo cumprimento das tarefas, por mínimas que sejam, torna a criança ou o adolescente feliz, dando-lhe maior confiança;

- Participar de reuniões na escola e dispor de tempo para levar o filho até a sala de aula é uma forma de cumprimentar os professores e saber se está tudo bem;

- Ter interesse pelas coisas que o filho faz para escola, seja nas provas, apresentações de trabalhos, atividades esportivas ou artísticas;

- Evitar pressões com notas, o que pode atrapalhar ainda mais o estudante.

Com essas atitudes, com os pais cumprindo o seu dever de casa, suas responsabilidades diante dos estudos dos filhos, com certeza o processo educativo será alavancado por vitórias, que também aparecem através da amizade entre família e escola. É bom lembrar que o sucesso acontece através da segurança!

 

                                                 

ORIENTAÇÕES:

1-      As avaliações serão realizadas durante as aulas online.

2-      O aluno entrará na aula online pelo Skype, quando o professor liberar ele poderá iniciar a avaliação que estará na plataforma Google Sala de Aula.

3-      O aluno não precisará sair da chamada do Skype para realização da avaliação. Deixará a chamada em andamento e abrirá o Google Sala de Aula para realização da Avaliação.

4-      A realização da Avaliação terá um prazo limite de 50 min.

5-      Todas as questões são obrigatórias para finalização do teste. Não deixe de responder nenhuma questão para que  possa passar para a próxima.

6-      Preste atenção para responder atentamente. Após o envio não poderá refazê-la.

7-      Lembrando que toda vez que o aluno tentar sair da página do teste todas as questões já preenchidas podem desaparecer sendo desmarcadas. Então ao realizar a avaliação não tente abrir nenhuma outra pagina ou aplicativo.

8-      A avaliação de Matemática precisará de cálculos, observe o que será solicitado.

9-      Caso queira uma cópia das suas respostas, abaixo da última questão aparecerá: ENVIAR UMA CÓPIA DAS MINHAS RESPOSTA PARA MEU EMAIL, ative-o para recebê-las.

10-  Ao finalizar o teste, vá ao Google Sala de Aula e coloque ENTREGAR a atividade para não constar como pendente na plataforma.

11-  Depois da entrega no Google Sala de Aula, retorne ao Skype em silêncio e digite no chat TERMINEI A AVALIAÇÃO e aguarde a liberação do professor.

 

ANO

 

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES - 2ª UNIDADE

 

4ªFEIRA(12/08)- INGLÊS/ GEOGRAFIA

5ªFEIRA(13/08)-HISTÓRIA/CIÊNCIAS

6ªFEIRA(14/08)-FILOSOFIA/ MATEMÁTICA – PARTE I

2ªFEIRA(17/08)- PORTUGUÊS/ARTES

3ªFEIRA(18/08)-EDUCAÇÃO FÍSICA / EMPREENDEDORISMO

4ªFEIRA(19/08)-MATEMÁTICA – PARTE II

 

 

12/08 – QUARTA-FEIRA

 

INGLÊS

 

8º ANO

·        Escreva um texto sobre Expressions of quantity (Expressões de quantidade) abordando também o conteúdo Countable and Uncountable nouns.

 

 

GEOGRAFIA

 

 8º ANO:

·        A TERRA COMO TERRITÓRIO POLÍTICO

CONTINENTE AFRICANO

 

HISTÓRIA

 

 8º ANO

·        ERA NAPOLEÔNICA

·        CRISE DO SISTEMA COLONIAL NO BRASIL

 

 

 

CIÊNCIAS

 

8º ANO

·        Módulo 2

·          Capítulo 1: Vida e estações do ano - O sistema solar (3) • Os movimentos da Terra

·        • As estações do ano  • Relógio biológico - AV1

 

·          Capítulo 2: Atmosfera e meteorologia - A atmosfera terrestre (18) • A meteorologia (21) • Clima e tempo (27) - AV1

 

 

 

14/08 – SEXTA-FEIRA

 

FILOSOFIA

 

8º ANO

·        ARISTÓTELES E A VIRTUDE.

 

MATEMÁTICA – PARTE I

 

  8º ANO

·        Números racionais ( adição, multiplicação, subtração e divisão)

·        Expressões numéricas.

 

 

17/08 – SEGUNDA-FEIRA

 

PORTUGUÊS

 

 8º ANO

·        Predicado verbo- nominal

·        Adjuntos adverbiais

·        Uso de: s, c, ç, sc.

·        Leitura e interpretação textual

 

 

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

 

   8º ANO

1. Mito e origem na dança moderna

a) Dança moderna: expressividade

b) Martha Graham

c) Ancestralidade e mito

2. Pós-Impressionismo

a) Pós-Impressionismo

b) Artistas Pós-Impressionistas

 

 

18/08 – TERÇA-FEIRA

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 8º ANO

-Cap. 3: Estratégias e Táticas em Esportes Coletivos de Invasão:

- Futebol

 

EMPREENDEDORISMO

 

8º ANO

·        ASSUNTO: TABELA CANVAS

 

19/08 – QUARTA-FEIRA

 

MATEMÁTICA – PARTE II

8º ANO

·        Multiplicação de monômios por polinômios .

·        Simplificação de expressões algébricas.

 

 

 

Bons Estudos!!

 

 

 

 

Comentários