Srs. Pais e/ou Responsáveis,
Daremos início às nossas Avaliações
Parciais da II Unidade no dia 12/08 e finalizaremos no dia 19/08.
Sei que nosso processo de
aprendizagem é diário e que não acumulamos conteúdos para estudar, mas é
preciso estar seguro e tranquilo para obter sucesso nas avaliações que virão.
Por essa razão faz-se necessário que vocês releiam os conteúdos estudados
durante a Unidade e respondam as atividades de revisão que seguirão antes de
cada Avaliação.
Obs: As avaliações
serão realizadas nos períodos das aulas online.
Estudo
dos Filhos, Dever de Casa dos Pais
Estudar é uma atividade diária, que requer dedicação e muito
empenho. É utilizar-se dos recursos mentais para compreender, adquirir novas
experiências, aprender. É frequentar a escola e examinar cuidadosamente as
matérias trabalhadas na sala de aula, tentando levar tais conhecimentos para a
vida diária.
Porém, muitos estudantes não conseguem crescer nos estudos, não
atingem os objetivos propostos seja pela escola, pela família ou por ele
próprio, vendo-se presos a condições que não favorecem o aprendizado.
A falta de motivação e a procrastinação são grandes fatores que
prejudicam os estudos. Mas por que isso acontece?
Muitas vezes a família não participa do processo educativo dos
filhos, lançando todas as responsabilidades para a escola.
Pelo contrário do que os pais, ocupadíssimos, imaginam, a
independência não aparece por se fazer as coisas sozinho, mas por se conquistar
segurança para poder caminhar com as próprias pernas. E segurança só se
conquista através da participação do outro, do elogio que se recebe, da
credibilidade confiada.
Temos visto crianças sozinhas para estudar, para fazer suas tarefas,
para montar trabalhos. Não que os pais devam fazer para os filhos, mas devem
compartilhar esses momentos, mostrando interesse, opinando, fazendo suas
considerações sobre as mesmas, valorizando aquilo que seus filhos fazem.
Alguns pais cobram das escolas as notas baixas dos filhos, mas não
participam da vida escolar dos mesmos, acreditando que todas as
responsabilidades devem advir da instituição educativa. Muitos chegam a
manifestar que pagam as mensalidades e que querem ver o retorno do dinheiro
aplicado.
Mas o maior investimento é a presença, a participação, a contribuição,
se inteirando da rotina escolar dos filhos. Isso é dever de casa dos pais,
obrigação dos pais.
Além disso, existem outros comprometimentos da família que devem
aparecer, a fim de despertar o mérito intelectual dos estudantes, como:
- Criar um
ambiente favorável ao aprendizado –
é comum a criança estudar enquanto a família assiste televisão, o que tira a
concentração do estudante;
- Orientar os
filhos na hora das tarefas, participar, mas sem dar as respostas, sem
fazer as mesmas para eles;
- Brigas e
discussões constantes
também atrapalham a concentração do aluno, deixando-o ansioso e inseguro;
- Problemas de
saúde e a ingestão de medicamentos podem
causar sonolência e apatia;
- A falta de uma biblioteca
dentro de casa, a fim de possibilitar o incentivo à leitura, bem como
de se fazer pesquisas escolares, também prejudica;
- Lançar
elogios pelo cumprimento
das tarefas, por mínimas que sejam, torna a criança ou o adolescente feliz,
dando-lhe maior confiança;
- Participar
de reuniões na escola e
dispor de tempo para levar o filho até a sala de aula é uma forma de
cumprimentar os professores e saber se está tudo bem;
- Ter
interesse pelas coisas que o filho faz para escola, seja nas provas,
apresentações de trabalhos, atividades esportivas ou artísticas;
- Evitar
pressões com notas, o que pode atrapalhar ainda mais o estudante.
Com essas atitudes, com os pais
cumprindo o seu dever de casa, suas responsabilidades diante dos estudos dos
filhos, com certeza o processo educativo será alavancado por vitórias, que
também aparecem através da amizade entre família e escola. É bom lembrar que o
sucesso acontece através da segurança!
ORIENTAÇÕES:
1- As
avaliações serão realizadas durante as aulas online.
2- O
aluno entrará na aula online pelo Skype,
quando o professor liberar ele poderá iniciar a avaliação que estará na
plataforma Google Sala de Aula.
3- O aluno não precisará sair da chamada do Skype para
realização da avaliação. Deixará a chamada em andamento e abrirá o Google Sala
de Aula para realização da Avaliação.
4- A realização da Avaliação terá um prazo limite de 50 min.
5- Todas
as questões são obrigatórias para finalização do teste. Não deixe de responder
nenhuma questão para que possa passar
para a próxima.
6- Preste
atenção para responder atentamente. Após o envio não poderá refazê-la.
7- Lembrando
que toda vez que o aluno tentar sair da página do teste todas as questões já
preenchidas podem desaparecer sendo desmarcadas. Então ao realizar a avaliação
não tente abrir nenhuma outra pagina ou aplicativo.
8- A
avaliação de Matemática precisará de cálculos, observe o que será solicitado.
9- Caso
queira uma cópia das suas respostas, abaixo da última questão aparecerá: ENVIAR
UMA CÓPIA DAS MINHAS RESPOSTA PARA MEU EMAIL, ative-o para recebê-las.
10- Ao
finalizar o teste, vá ao Google Sala de Aula e coloque ENTREGAR a atividade
para não constar como pendente na plataforma.
11- Depois
da entrega no Google Sala de Aula, retorne ao Skype em silêncio e digite no
chat TERMINEI A AVALIAÇÃO e aguarde a liberação do professor.
8º ANO
CALENDÁRIO DAS
AVALIAÇÕES - 2ª UNIDADE
4ªFEIRA(12/08)-
INGLÊS/ GEOGRAFIA
5ªFEIRA(13/08)-HISTÓRIA/CIÊNCIAS
6ªFEIRA(14/08)-FILOSOFIA/
MATEMÁTICA – PARTE I
2ªFEIRA(17/08)-
PORTUGUÊS/ARTES
3ªFEIRA(18/08)-EDUCAÇÃO
FÍSICA / EMPREENDEDORISMO
4ªFEIRA(19/08)-MATEMÁTICA
– PARTE II
12/08 – QUARTA-FEIRA
INGLÊS
8º ANO
·
Escreva
um texto sobre Expressions of quantity (Expressões de quantidade) abordando também
o conteúdo Countable and Uncountable nouns.
GEOGRAFIA
8º ANO:
·
A TERRA COMO TERRITÓRIO POLÍTICO
CONTINENTE AFRICANO
HISTÓRIA
8º ANO
·
ERA
NAPOLEÔNICA
·
CRISE
DO SISTEMA COLONIAL NO BRASIL
CIÊNCIAS
8º
ANO
·
Módulo
2
·
● Capítulo 1: Vida e estações do ano - O sistema
solar (3) • Os movimentos da Terra
·
•
As estações do ano • Relógio biológico -
AV1
·
● Capítulo 2: Atmosfera e meteorologia - A
atmosfera terrestre (18) • A meteorologia (21) • Clima e tempo (27) - AV1
14/08 – SEXTA-FEIRA
FILOSOFIA
8º ANO
·
ARISTÓTELES
E A VIRTUDE.
MATEMÁTICA –
PARTE I
8º ANO
·
Números
racionais ( adição, multiplicação, subtração e divisão)
·
Expressões
numéricas.
17/08 – SEGUNDA-FEIRA
PORTUGUÊS
8º ANO
·
Predicado verbo-
nominal
·
Adjuntos adverbiais
·
Uso de: s, c, ç, sc.
·
Leitura e interpretação
textual
EDUCAÇÃO
ARTÍSTICA
8º ANO
1. Mito e origem na dança
moderna
a)
Dança moderna: expressividade
b)
Martha Graham
c)
Ancestralidade e mito
2. Pós-Impressionismo
a)
Pós-Impressionismo
b)
Artistas Pós-Impressionistas
18/08 – TERÇA-FEIRA
EDUCAÇÃO FÍSICA
8º
ANO
-Cap. 3:
Estratégias e Táticas em Esportes Coletivos de Invasão:
- Futebol
EMPREENDEDORISMO
8º
ANO
·
ASSUNTO:
TABELA CANVAS
19/08 – QUARTA-FEIRA
MATEMÁTICA –
PARTE II
8º
ANO
·
Multiplicação de
monômios por polinômios .
·
Simplificação de expressões
algébricas.
Bons Estudos!!
Comentários
Postar um comentário